sábado, junho 17, 2006

DIA DO EVANGÉLICO VOLTA A CRIAR POLÊMICA

Vereador quer que data seja comemorada num importante feriado religioso

Está tramitando na Câmara o Projeto de Lei CM022/2006, de autoria do vereador Marcus Vinícius Alves da Silva. Com apenas dois artigos, poderia ser mais uma proposta que seria aprovada pela Câmara sem maiores polêmicas. Mas tudo indica que não será bem assim. Na verdade, este projeto vem modificar uma lei criada por uma proposta semelhante, de autoria do mesmo vereador. A lei municipal de nº 6.273 foi sancionada pelo prefeito Demetrius Arantes em dezembro, do ano passado. Ela institui o dia 1º de junho como o "Dia do Evangélico". O projeto causou uma certa polêmica na época e de acordo com dados extra-oficiais, o bispo diocesano chegou a questionar certos vereadores e o próprio prefeito em relação à lei. Mas como diz a sentença católica, tudo estava consumado!
Mas agora a polêmica retorna. O vereador Marcus Vinícius entrou com o projeto CM022 querendo que a data seja transferida para o dia de Corpus Christi.
O vereador Juliano do Pio pediu sobrestamento ao projeto, mas o autor solicitou vistas de sete dias, prevalecendo este segundo pedido. Mas de acordo com Juliano, ele irá pedir sobrestamento outra vez. O vereador petista votou favorável na primeira proposta que criava o Dia do Evangélico, pois acreditava que não iria trazer problemas ao ser comemorado juntamente com o aniversário do município, mas em se tratando de um feriado católico, o vereador disse que vê alguma estranheza no fato. "O ano tem 365 dias e poderíamos escolher outra data. Ficará estranha esta comemoração, não tenho a menor dúvida. Por isso, iremos propor aos vereadores uma outra data", disse.

Risco de confronto

Parece pouco provável que o vereador tenha proposto esta data para concorrer com os católicos. Mas alguns incidentes acontecidos na vizinha cidade de Carmo do Cajuru, onde surgiram panfletos denegrindo uma festa religiosa, alguns vereadores estão receosos quanto a esta data.
A festa de Corpus Christi acontece 60 dias após a Páscoa, caindo sempre numa quinta-feira. No Brasil e no mundo, a Igreja Católica comemora a data com procissões que passam por ruas decoradas com símbolos da Eucaristia.
É uma festa que, como muitas outras de origem católica, colocam os evangélicos numa situação incômoda. Além de ser feriando nacional, as manifestações geram um pouco de revolta nos mais radicais. Um exemplo disso foi o ocorrido em 12 de outubro de 1995. Os católicos comemoravam o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, Sérgio von Helder, conseguiu uma imagem da santa e passou a chutá-la num programa de televisão da TV Record. O incidente revoltou os católicos e em várias cidades, aconteceram manifestações contra os evangélicos.
A situação fica mais complicada quando informações extra-oficiais dão conta de que algumas igrejas evangélicas estão orientando seus seguidores para que ocupem os mesmos espaços que os católicos dispõem nas principais efemérides.
Em vários municípios brasileiros, existe o Dia do Evangélico. Rondônia foi o primeiro estado brasileiro a instituir o Dia Estadual do Evangélico como feriado estadual. A lei foi aprovada em 2001 e, no ano passado, de acordo com um jornal daquele estado, o fechamento de boa parte do comércio provocou protesto de várias entidades organizadas, principalmente a associação comercial.

Maior tesouro dos católicos

É uma festa de origem católica, instituída inicialmente na Bélgica no ano de 1247. Tornou-se uma comemoração de toda Igreja Católica em 1264, por um decreto do papa Urbano IV. Mas é possível encontrar outras origens da comemoração. Uma delas, conta-se que o próprio Jesus havia pedido à Santa Juliana para que a festa "Corpus Domini" fosse introduzida no calendário litúrgico católico. Em 1264, reinava a heresia de Berengário de Tours, que negava a presença de Cristo na Eucaristia. O padre Pedro Praga celebrava uma missa numa cidade italiana e, da hóstia, caíram gotas de sangue.
A CNBB, citando João Paulo II, declara o seguinte em relação à festa: "A Festa de Corpus Christi é a celebração em que, solenemente, se comemora a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Isto aconteceu na Quinta-feira Santa, dia da instituição, mas a lembrança da paixão e morte do Salvador não permite expansões de alegria. Por isso, é na Festa de Corpus Christi que agradecemos e louvamos a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento que fortifica nossa alma, nos santifica e nos concede a vida eterna junto à Santíssima Trindade. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela, está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, nossa Páscoa."
A diferença entre os protestantes e os católicos em relação à Eucaristia instituída por Jesus é que, para os evangélicos, o pão é a memória de Cristo. Mas para os católicos, é o próprio Cristo. Todavia, tudo indica que estes dois grandes segmentos do cristianismo no Brasil, não estão dispostos a dividir a mesma data para celebrar a fé no mesmo Jesus Cristo.
(Notícia extraída do online Jornal Gazeta do Oeste - Divinópolis - MG, 17.06.2006, às 15:35)

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Em nome de que Deus, Católicos e Evangélicos estão lutando ?
Um Cristo que separa e não une, um Evangelho que fere ao invés de curar e batalhas de opiniões em nada tem a ver com Jesus que em sua oração Sacerdotal em João disse " Pai que eles sejão um assim como nós somos um para que o mundo me conheça ".
Jesus é Deus de unidade e não de separação !
Vivam o Evangelho verdadeiro , amem o próximo como a ti mesmo e não teram mais tempo para essas tolas picuinhas !
Já passou da hora dos cristãos serem o sal da terra e a luz do mundo !
Vamos Evangelizar ?

Em Cristo que é único e Ecumênico !

Marcos Oliva
Comunidade Rota da Graça
São Vicente - SP
atentto@bol.com.br

fevereiro 18, 2009 1:00 AM  

Postar um comentário

<< Home