quarta-feira, março 14, 2007

Vaticano condena teólogo da libertação

EL SALVADOR
12 de março de 2007

Agência de Notícias Adital - O arcebispo de San Salvador, Fernando Sáenz Lacalle, confirmou que a Congregação para a Doutrina da Fé notificou Sobrino sobre a proibição de que ministre aulas em qualquer centro católico "até que revise suas conclusões". Sáenz Lacalle disse que o Vaticano "há algum tempo estuda os escritos de Sobrino e que há muitos anos faz advertências a ele".
Explicou que "o que diz a Santa Sé é que as conclusões dos estudos teológicos sobre Cristo que o padre Sobrino publicou não estão de acordo com a doutrina da Igreja e que ele não poderá ensinar teologia em nenhum centro católico até que revise suas conclusões".
Por sua parte, Sobrino se negou, no momento, a fazer comentários à imprensa sobre a medida do Vaticano, que, segundo outras fontes eclesiásticas, será divulgada na próxima quinta-feira.

Quem é Jon Sobrino?

Nascido em Bilbao (Espanha) em 27 de dezembro de 1938, Jon Sobrino reside em El Salvador há cinqüenta anos, dedicado, em grande parte, ao trabalho docente na UCA e a escrever numerosas obras, principalmente sobre a Teología da Libertação.
Foi um dos criadores da Universidad Centroamericana de San Salvador e um dos maiores propagadores da Teologia da Libertação, sobre a qual escreveu uma dezena de livros.

Heresia

O órgão eclesiástico que elaborou a condenação - era dirigido pelo cardeal Ratzinger e a partir da indicação dele como Papa Bento Dezesseis, em abril de 2005, pelo cardeal Joseph Levada - acusa Sobrino de «falsear a figura de Jesus», e mais concretamente de «não afirmar abertamente sua consciência divina»; quer dizer, a Congregação para a Doutrina da Fé - sucessora da Inquisição - afirma que o jesuíta vasco-salvadorenho caiu na «velha heresia» de acentuar demasiado o lado humano da figura de Jesus de Nazaré e de «ocultar sua divinidade». Por isso, o Vaticano aprovou um texto no qual decidiu que ele está proibido, como uma forma de «penitência», de dar aulas em centros eclesiais ou publicar livros com o «nihil obstat» da autoridade eclesiástica, com a intenção depois de condená-lo ao «silêncio mais absoluto».
Ao que parece, tanto a Companhia de Jesus - à qual pertence Sobrino - como o próprio teólogo conheciam a notícia de antemão, já que, seguindo o procedimento habitual nestes caos, o Vaticano pediu previamente a Sobrino que retificasse seu comportamento por escrito. Entretanto, depois de pensar sobre o assunto e até de consultar o diretor geral da Companhia de Jesus, Sobrino se negou fazer tal retificação.

Teologia da Libertação

Toda essa confusão criou uma grande comoção tanto na Companhia de Jesus como no restante da classe eclesiástica, porque Jon Sobrino hoje é um dos máximos expoentes da doutrina conhecida como Teología da Libertação, um movimento de caráter religioso, político e social surgido na época do Concílio Vaticano II, de 1962-1965, e que, afinal, não é mais do que um movimiento em favor dos pobres e marginalizados e que propõe justiça social.
A Teologia da Libertação se desenvolveu rapidamente por toda a América Latina, apesar de a hierarquia da Igreja Católica ter se oposto a ela desde o primeiro momento.

Boaventura F. Maia NetoAssessor de Comunicação boa@cese.org. brcomunica@cese. org.br