quarta-feira, setembro 17, 2008

Vaticano afirmou nesta terça-feira que aceita a teoria da evolução

mundo |16.09.2008 - 18h58
Redação CORREIO

O ministro da Cultura do Vaticano, o arcebispo Gianfranco Ravasi, afirmou na tarde desta terça-feira (16) que a teoria da evolução é compatível com a Bíblia. Apesar disso, a instituição não tem a intenção de pedir desculpas póstumas a Charles Darwin, que apresentou a tese em 1859. Na época, o cientista enfrentou uma recepção negativa da Igreja Católica.

'Talvez devêssemos abandonar a idéia de emitir pedidos de desculpas como se a história fosse um tribunal que está eternamente em sessão', disse em entrevista à Reuters, acrescentando que as teorias de Darwin 'nunca foram condenadas pela Igreja Católica e nem seu livro havia sido banido'.

Igrejas cristãs são há muito tempo hostis a Darwin, pois sua teoria conflitava com a acepção bíblica da criação. Pela teoria do criacionismo, deus teria criado o mundo em seis dias. Entretanto, o papa Pio 12 descreveu a evolução como uma abordagem válida do desenvolvimento humano em 1950 e o papa João Paulo II reiterou o fato em 1996.

A declaração do arcebispo Gianfranco Ravasi foi dada durante o anúncio de uma conferência de cientistas, teólogos e filósofos que acontecerá em Roma em março de 2009, marcando os 150 anos da publicação da obra 'A Origem das Espécies' de Darwin