terça-feira, setembro 13, 2005

Para de Sofrer é isso!


Este modesto blog, ainda que não tenha isto como finalidade, surge de uma vontade remota de manifestar minha real impressão a despeito da atuação da igreja evangélica nas nossas vidas nos últimos tempos. O fenômeno da expansão das igrejas evangélicas no país é algo que de certa forma salta a meus olhos desde os tempos de mais jovem quando, morando numa comunidade periférica, percebi que alguns companheiros estavam mais distantes, se transformaram, pararam de falar palavrões (ou assim tentavam agir), andavam agora no elegante estilo que combinava quase sempre calça social a sandálias nos momentos comuns ou sapatos lustrados nos domingos à noite, sem esquecer o velho e inseparável livro preto embaixo do braço.

Ficava me perguntando o que existia por trás de todo aquele processo. O que fazia toda aquela gente ir aos poucos mudando de vida, escutar determinados tipos de música. Dispus-me até mesmo a ir assistir um culto para conferir e cheguei a conclusão de que se trata de um outro mundo. A igreja no cotidiano das pessoas significa uma comunidade a parte, um novo modo de vida. É desta maneira que as igrejas evangélicas tem interferido na realidade de um povo que ainda é majoritariamente católico.

O destaque é, sem sombra de dúvidas, para a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), que desde de 1977, quando foi fundado pelo Bispo Edir Macedo, arrasta as massas para o seio de sua entidade. Munido de um forte aparato comunicacional, que compreende rádio, televisão e até mesmo jornal impresso, esta instituição tem conquistado multidões de desamparados, pessoas sofridas, sem perspectiva de um futuro estável. O interessante é que, valendo-se do discurso da salvação espiritual, ela consegue construir um imaginário irresistível à estes indivíduos, o da salvação material.

A ascensão financeira, o gozo da saúde, a paz familiar, enfim, a manutenção de uma vida sócio-econômica de qualidade só é alcançada através de uma redenção espiritual que passa incontornavelmente pelo culto ao senhor nos templos espalhados por todo o país. Sem o culto e a presença nos templos, sob a égide dos ditos pastores, nada feito, impossível se salvar!

Esta observação que faço há tempos acabou se pondo agora como possível projeto de conclusão do curso de comunicação na UFBA. A princípio o objetivo é tentar avaliar como se dá o processo de evangelização, no âmbito do fenômeno do pentecostalismo, pelos meios de comunicação de massa. O que se pretende mais precisamente falando, é, partindo da análise da atuação da IURD, tentar observar como se dá o processo de apropriação dos meios de comunicação de massa e a construção do imaginário de felicidade material intimamente ligado ao espiritual através deles.

Talvez o espaço não seja pertinente para esta exposição, mas fiz questão de registrar porque pretendo encarar este blog como um ponta pé inicial no amadurecimento da abordagem do tema.

Este blog que surge de uma exigência da disciplina Oficina de Jornalismo Online tem a intenção de ser um fórum jornalístico acerca desta temática. Admito ser um tanto que difícil esta tarefa mas enfrentarei o desafio. Além de um espaço de veiculação jornalística o blog pode acabar funcionando também como uma oportunidade de crítica jornalística aos produtos difundidos pela IURD. Por fim enfatizo que, ainda que muitos concebam a idéia como manifestação de intolerância religiosa, não é esta a intenção. Não se trata de um repúdio às pessoas que formam a IURD mas sim da oportunidade de enquadrar de maneira jornalística e mais sincera possível o fenômeno da evangelização via mídia no país, enfim, tentar destrinchar como essa instituição acabou mudando as práticas cotidianas de várias pessoas.