quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Folha Universal dá destaque a declarações de Lula sobre ações da Iurd



Da Redação

As declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada sobre as ações de fiéis, pastores e da Igreja Universal contra três veículos e três profissionais de imprensa ganharam capa da Folha Universal desta semana. O jornal dedica a edição 829 à reação de Lula ao ser questionado sobre os processos. A manchete “Respeito” vem acompanhada do texto “Guerra na Justiça de fiéis da Igreja Universal contra dois grandes jornais revela que o preconceito contra os evangélicos não acabou. E levanta uma questão: Em nome da liberdade de imprensa, até que ponto jornalistas podem agredir uma instituição religiosa?” e a opinião do presidente sobre o caso.

A matéria intitulada “Imprensa tenta intimidar evangélicos” trata do que o jornal define como “preconceito religioso” da mídia com os fiéis da Universal. O personagem principal é Cláudio Bendia, corretor de imóveis que falou ao Domingo Espetacular do dia 17/02, em reportagem de mais de 14 minutos sobre as ações da Iurd contra a Folha de S. Paulo e à jornalista Elvira Lobato e os futuros processos que outros fiéis prometem entrar contra O Globo.


Como fez o programa da Record, a Folha Universal
estimula os leitores a entender que a palavra “seita”, usada pelo Globo, é discriminatória, além de deixar claro que a Folha será alvo de novas ações nas próximas semanas.
“Lula: quem escreve o que quer, ouve o que não quer” utiliza a declaração do presidente a um repórter da Folha de S. Paulo sobre as ações.
O presidente não vê como uma ameaça à liberdade de expressão as ações movidas contra o jornal de São Paulo


Na mesma página, um box chama a atenção para a tentativa da Folha de unificar as ações em um único processo, para facilitar a defesa, negada pela Justiça. Entretanto, não informa que, até agora, o jornal saiu vitorioso em sete ações movidas por fiéis.(1º Caderno/Comunique-se - 27.02.2008)

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Iurd nega intenção de coagir jornalistas

EDER LUIS SANTANA
eluis@grupoatarde.com.br
21.02.2008


A Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) se pronunciou sobre a denúncia de que estaria utilizando o Poder Judiciário para punir os jornais que fizeram reportagens sobre a igreja.

Em nota, a Iurd afirma que “respeita a liberdade de imprensa, os jornalistas e suas entidades representativas, porém, não admite que reportagens sejam usadas para ofensas de outras garantias constitucionais como a dignidade de pessoa humana, o acesso à Justiça, à liberdade de crença e à inviolabilidade de honra”.

A nota se refere às ações iniciadas por fiéis em diferentes locais do País contra veículos de comunicação e jornalistas que publicaram matérias.

Além de A TARDE, foram acionadas a Folha de S. Paulo e o E xtra (RJ).

A Associação Baiana de Imprensa, em nota divulgada ontem, afirma que “essa [as ações impetradas contra jornais e jornalistas], absolutamente, não é a forma correta de reclamação contra possíveis erros cometidos pelos veículos de comunicação social. Antes, a perversa idéia não consegue nem esconder o propósito de causar transtornos à plena liberdade de informação, intimidar jornalistas e tirar o equilíbrio de profissionais que trabalham na imprensa”.

No caso de A TARDE, foram 37 ações, do Acre até o Rio Grande do Sul, após reportagem sobre um fiel da igreja que destruiu uma imagem de 300 anos de São Benedito.