terça-feira, março 18, 2008

Repórter que escreveu sobre Kaká diz que informações são verídicas

Da Redação
13 de fevereiro

O jornalista Paolo Manzo, que escreveu a matéria "Fé, Família e Dinheiro", da CartaCapital, publicada em janeiro deste ano, disse na quarta-feira (12/03) que todas as informações contidas na reportagem são verídicas. “As informações são factuais”, afirmou.

A polêmica se instaurou depois que a assessoria da Igreja Renascer enviou à imprensa documento da Justiça de São Paulo dizendo que a cópia fotográfica do pedido de oitiva do jogador Kaká contido na matéria era falsa. A reportagem revela que o promotor Marcelo Mendroni, do Ministério Público de São Paulo, pede em petição ao jogador Kaká que esclarecesse o que sabia do casal Estevam Hernandes Filho e Sonia Haddad Moraes Hernandes, líderes da Renascer.

De acordo com a apuração do Comunique-se, no entanto, não é que o documento fosse falso, o pedido – de fato, como aponta a Renascer – não configura no processo 1063/06, que corre na 1ª Vara Criminal da Justiça de São Paulo, mas teria sido passado direto para o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional do Ministério da Justiça, segundo as informações da Secretaria de Justiça, e, de lá, para a Itália, onde mora o jogador brasileiro.

Paolo Manzo comemora a polêmica em torno da matéria: “Se estão falando tanto, é porque a matéria é quente, incomoda.” O repórter italiano, mesmo não tendo procurado entrevistar o jogador Kaká, a sogra do jogador, a Renascer, nem o promotor Marcelo Mendroni, disse que tinha o documento como prova e, portanto, poderia ter escrito a matéria.

Apaixonado pelo Brasil desde os nove anos, pelo futebol, Manzo trabalha como repórter da revista Panorama Brasil e tem um blog, em italiano.